O Orgelbüchlein Project

O Orgelbüchlein Project é um projecto de composição em larga escala, cujo propósito é a conclusão de uma obra de Johann Sebastian Bach (1685-1750) – o Orgelbüchlein – que foi concebida para conter 164 prelúdios de coral para órgão, cobrindo todo o ano litúrgico luterano. Bach destinou uma página (por vezes duas) a cada coral, escrevendo o respectivo título em cada uma delas. A obra foi começada por volta de 1708 mas, das 164 peças intencionadas, apenas 45 foram completadas.

Johann Sebastian Bach é uma figura central da história da música e em particular da música para órgão. O seu Orgelbüchlein (ou seja, o conjunto das 45 peças terminadas pelo compositor) tornou-se numa das mais importantes obras para órgão jamais escritas. A intenção original, como consta da inscrição no frontispício do manuscrito autógrafo, foi a de criar um manual para «executar um coral de muitas formas diferentes, adquirindo simultaneamente um domínio da técnica da pedaleira».

O objectivo do Orgelbüchlein Project é completar o projecto original de Bach, envolvendo diversos compositores na tarefa de escrever as 118 peças em falta. As obras podem abranger uma grande variedade de estilos, tendo apenas que se submeter à melodia do coral correspondente, respeitando uma estrutura formal semelhante à utilizada por Bach nas suas composições.

O projecto é apadrinhado por Paul McCreesh, Dame Gillian Weir, Rev. Donald Reeves MBE e conta com a assessoria académica de John Scott Whiteley. O curador do projecto é o organista William Whitehead, que tem tocadao em primeira audição absoluta várias das obras entretanto compostas. Instituições de diversos países (Royal College of Organists, Instituto Cervantes, Embaixada da Holanda no Reino Unido, etc.) apoiam o projecto, permitindo a inclusão de obras provenientes de várias regiões da Europa. Ao longo dos últimos anos, dezenas de obras foram encomendadas e o Orgelbüchlein está neste momento praticamente terminado. Prevê-se a publicação do primeiro volume na editora Peters no final de 2017.

Sob proposta de William Whitehead (o curador do projecto), o organista João Vaz apresentou uma peça baseada no coral Herr Jesu Christ, wahr Mensch und Gott. Esta é a única contribuição portuguesa para o projecto.

Esta versão do coral foi apresentada em público pela primeira vez por William Whitehead na Catedral de Lipswich (Reino Unido) em 29 de Setembro de 2017.

No âmbito do Orgelbüchlein Project, João Vaz desloca-se a Londres no próximo mês de Junho, onde se apresentará em dois concertos (10 de Junho na Abadia de Westminster e 12 de Junho na igreja de St. Lawrence Jewry). Estes concertos são apoiados pelo Instituto Camões e pela Embaixada de Portugal no Reino Unido. João Vaz escreveu mais duas versões diferentes do coral Herr Jesu Christ, wahr Mensch und Gott, uma das quais será por ele apresentada em primeira audição absoluta no concerto de 10 de Junho na Abadia de Westminster. A estreia absoluta desta obra é patrocinada por Martin Owen. Este concerto, visto que coincide com o Dia de Portugal, será integralmente preenchido com obras de autores portugueses. O concerto de dia 12 de Junho, na igreja de St. Lawrence Jewry, terá um programa mais variado, incluindo vários prelúdios-de-coral do Orgelbüchlein e do Orgelbüchlein Project.